terça-feira, 4 de novembro de 2025

Participação histórica no Jota Joti, Guardião da Mantiqueira em contato com o Mundo.

 Nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2025, agora de forma oficial, o Grupo Escoteiro do Ar Guardião da Mantiqueira 160/MG, através dos adolescentes do ramo sênior e do ramo escoteiro realizaram chamadas via rádio com escoteiros e não escoteiros de VINTE E SETE PAÍSES, de CINCO CONTINENTES do planeta, a seguir: Américas do Norte e do Sul - Canadá, Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Ilhas Cayman; Europa - Noruega, Inglaterra, País de Gales, Jersey, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, Itália, Malta, Portugal, Espanha, República Tcheca; Ásia - Líbano, Emirados Árabes Unidos, Malásia, Indonésia, Bangladesh; Oceania - Austrália e Nova Zelândia. 

As guias, meninas do ramo sênior, deram um show, aplicando suas habilidades em se comunicar nos idiomas inglês, espanhol e italiano.

Para coroar o desempenho no evento Jota Joti 2025, o ramo escoteiro conquistou o nível DIAMANTE, o nível máximo, com a equipe Órion; e o ramo lobinho, o nível PRATA.

O Jota Joti é o maior evento escoteiro digital e de rádio do mundo, que acontece anualmente em outubro. A sigla vem de Jamboree On The Air (JOTA) e Jamboree On The Internet (JOTI). O evento reúne jovens escoteiros de todo o mundo para se conectarem por meio de rádio e internet, promovendo a integração, o intercâmbio de culturas e o aprendizado de novas habilidades através de desafios e atividades.
















Projeto Atravessando Fronteiras Versão 2025/2026

 Mesmo após o fim da vigência da parceria do Projeto Atravessando Fronteiras com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), conquistado através de chamamento público, continuamos os trabalhos em 2025, fornecendo instruções de capoeira e lanches para as crianças.

Agora o projeto entrará em uma nova fase ainda no nês de novembro deste ano. A empresa Rivelli investiu recursos através do FIA  para que o projeto Atravessando Fronteira continue colaborando com o presente e com o futuro de crianças e adolescentes.

Nossos imensos agradecimentos à Sra. Lidiane Cristina de Lima Santiago por seu trabalho voluntário a frente do projeto Atravessando Fronteiras com as aulas de capoeira e de cultura afrobrasileira nos condomínios Borda do Campo e Vertentes do bairro Grogotó. Agradecimentos aos pais, crianças e adolescentes que se mantiveram firmes no projeto.