A pedido das alunas de turismo, Franciane Cristina de Aquino e Francielle Gonzaga Dias, e da professora de História do Instituto Federal Sudeste - Campus Barbacena, Erika Morais Cerqueira, e da Professora de História do Colégio Adelaide Bias Fortes, Roseli dos Santos, fomos falar a respeito da vida do escoteiro, herói nacional, Caio Vianna Martins. As estudantes do IF Sudeste, após receber apoio de nosso Grupo Escoteiro, somado aos temas que investigaram para realizarem a pesquisa para embasar seus respectivos TCC sobre a vida de Caio Vianna Martins, foram apresentar para os estudantes do Colégio Adelaide Bias Fortes. Este colégio, em 1938, sediava o Nono Batalhão de Caçadores Mineiros, os quais foram os responsáveis pelo socorro e transporte dos mortos e feridos no acidente ferroviário que levou a óbito várias pessoas entre eles, o escoteiro Gerson Issa Satuf e o lobinho Hélio Marcos. O Chefe Giovanni falou a respeito da história de vida de Caio e da comemoração do centenário do nascimento deste herói nacional, o mais jovem. Ao final, foi revelado aos alunos e professores e escoteiros presentes que aquela escola, onde estávamos, sediou um dos primeiros grupos escoteiros de Barbacena em 1938.
Em seguida todos foram até o monumento em homenagem a Caio Vianna na Praça dos Andradas para continuarem a história do jovem herói nacional. Várias pessoas pararam para escutar o legado ético que este jovem deixou para todas as pessoas, principalmente, para o Movimento Escoteiro.
Os sênior, em seguida, foram para a sede continuar o curso de pioneiria.
Por fim, à tarde, o presidente, com a ajuda da patrulha tupinikin, levou o conhecimento sobre a importância da utilização das fossas biodigestoras e do jardim aquícola na zona rural na Feira de Ciências da Escola Estadual de Correia de Almeida.
Agradecemos ao Criador por este dia memorável, pela acolhida, respectivamente, das professoras e estudantes do Colégio Adelaide Bias Fortes e do Instituto Federal Sudeste - Campus Barbacena, aos escoteiros, sêniors e chefes que participaram e, em especial, à Francielle e Franciane por se interessarem e pesquisarem a fundo a história do jovem herói nacional, o escoteiro Caio Vianna, no ano do centenário de seu nascimento, mostrando que seu legado não se restringe apenas ao escotismo.
Agradecemos no nome da diretora Patrícia de Faria Martins da Escola Estadual Deputado José Bonifácio Lafaiette de Andrada a todas as professoras e estudantes pela oportunidade de contribuição em sua Feira de Ciências.